domingo, 10 de abril de 2011

Burlesque

Esta é uma reprodução que eu fiz no Corel Draw do cartaz do filme "Burlesque". Amei o filme e surgiu essa oportunidade na disciplina de Direção de Arte. Para quem não sabe eu curso Publicidade e Propaganda! \o/ A arte está super amadora, lógico! Não tenho muitas aptidões não, mas eu gostei bastante! E aí, levo jeito?


Esta foi a defesa da arte! :D

Defesa (Reprodução do Cartaz do Filme “Burlesque”)

          
A apresentação Burlesca ou a arte do Burlesco se refere a um tipo de apresentação teatral que consiste em uma paródia ou sátira. Burlesco faz parte da categoria estética grotesca, sendo uma representação teatral ou dança. Representação de caráter exagerado, parodiando temas dramáticos com alto teor farsesco, esta forma cômica trata de personagens extravagantes e bufonas. É uma arte performativa e que pode misturar vários tipos de disciplinas (teatro, circo, ballet, pantomina, entre outros).

“Burlesque” é um filme de gênero Musical. A história é centrada numa jovem que tenta escapar de seu passado vazio e se vê realizando performances numa moderna e exótica boate burlesca de Los Angeles.

A fonte escolhida para o nome do filme é a “CIRCUS”. Do tipo Fantasia, a fonte Circus contém elementos ilustrativos em seus traços e é ideal para compor chamadas temáticas, no caso fazendo uma alusão ao Circo que também faz parte da arte burlesca. Para o texto e nome das atrizes protagonistas, uma fonte legível e de fácil interpretação, a “BROWALLIA NEW”. Ela é do tipo Bastão Lapidária, pois não possui serifa e apesar de sua simplicidade, ela não perde a versatilidade que o cartaz precisa. Para as informações adicionais, a “NIAGARA SOLID”. Já esta fonte é Egipciana, pois tem serifa de base retangular e traços uniformes. E por último, a fonte “ARIAL” (Bastão Lapidária), uma das mais adequadas para o endereço do site do filme.

O contraste foi claramente utilizado no esquema de cores. O fundo preto contrastou não só com as cores da foto-desenho como também com as cores de todas as fontes utilizadas, o vermelho, o branco e o cinza. A fonte escolhida para o título (nome do filme) é visualmente interessante e faz com que o leitor sinta vontade de continuar lendo o cartaz. E, para finalizar, a meu ver, as fontes utilizadas impactam ao ponto de causar certo estranhamento e curiosidade no leitor. Para mim, elas provocam as emoções que eu espero sentir ao assistir um Musical. Musical este com raízes baseadas inegavelmente no estilo de Bob Fosse¹, um coreógrafo conhecido pelo apelo burlesco em seus trabalhos.


Bibliografia

Fontes. Disponível em: http://www.efontes.com/ - Acessado em 09/04/2011.
FURTADO, Eugênio. Espaço Acadêmico: Divulgação de produção acadêmica e material didático. Disponível em: http://www.eugeniofurtado.blogspot.com/ – Acessado em 09/04/2011.

P.S.
1. Fiz o download da fonte Circus no Efontes.
2. Eugênio Furtado é o meu professor de Direção de Arte e o blog dele tem um material fantástico. #dica :D

Um comentário:

  1. Oi Dayse!
    Adorei! Você participou da promoção O STB te leva para Hollywood? Era sobre o filme!
    Beijos!

    ResponderExcluir